Somos cercados diariamente por inúmeras propagandas visuais que procuram captar nossa atenção. Por isso muitas tentam fugir dos anúncios ciente dessas estratégias. Sabendo disso, as empresas buscam outras formas mais sutis, porém eficazes ao promover seu produto ou marca. A nova estratégia adotada é seduzir e atrair o cliente pelo cheiro. Para isso são utilizadas inúmeras estratégias de marketing olfativo no desenvolvimento da identidade. Mas você sabe qual a diferença entre eles e como são aplicados a sua marca? Acompanhe a seguir.
O Marketing Olfativo pode ser definido com uma técnica sensorial. E seu objetivo é transmitir a identidade da marca com a utilização de uma fragrância exclusiva pulverizada em um determinado ambiente. Sendo assim, cria uma percepção positiva da marca ou produto despertando interesse em sua aquisição.
Para isso são realizadas ações específicas que podem ser de curta e média duração com a alteração de aromas para fidelizar um produto, ou estimular a atenção em um ponto de vista.
Entendemos como Identidade Olfativa, o design olfativo da fusão de traços naturais, qualidades particulares e propriedades originais que diferenciam uma marca da outra. Ou seja, trata-se de criar uma fragrância exclusiva associada a uma marca e dar a ela essa personalização. Ela é singular, e seu processo de criação é extremamente detalhista. Afinal, uma única fragrância deve produzir sensações: despertar desejos, reavivar memórias, provocar sentidos, surpreender, estabelecer uma relação emocional, criar um ambiente memorável, único, diferente e inesquecível.
A criação da identidade olfativa envolve 4 fatores, os quais devem transmitir a mensagem dos mesmos. Primeiro, é necessário seguir a filosofia da marca, bem como sua missão e proposta do produto. Depois segue para layout da loja, decoração, design e arquitetura. Além disso, é preciso saber se a fragrância será usada em um ambiente externo ou interno que também ajuda na definição da tecnologia adequada utilizada na pulverização. E por fim, estabelecer o público alvo (feminino, masculino, adolescente, etc.).
Após a determinação dos itens acima é possível definir o que se quer transmitir: sofisticação, descontração ou beleza, por exemplo.
Resumindo, a diferença entre marketing olfativo e identidade olfativa é que a primeira, refere-se às estratégias e às maneiras de utilizar a aromatização. Enquanto a segunda trata-se de uma fragrância exclusiva criada especificamente para representar a sua marca após os estudos de persona e objetivos de marketing.
Para saber mais informações sobre o uso do marketing olfativo e como ele pode transformar sua marca e/ou produto, envie uma mensagem para um dos nossos consultores. Clique aqui, e siga nossas redes sociais facebook e Instagram.