A playlist ideal pode ajudar a fidelizar os seus clientes

A playlist ideal pode ajudar a fidelizar os seus clientes

Posted by: OLFATI Marketing Olfativo
Category: Dicas, Lojas, Marketing Olfativo

Você já passou na porta de alguma loja e entrou só por que estava tocando uma música que você ama? Ou entrou na loja e sentiu vontade de ficar mais algumas horinhas só por causa das músicas que estavam tocando? Ou ainda ficou curioso para saber qual música estaca tocando e não resistiu em ligar o Shazam* para descobrir. Pois é! Esse é o efeito de uma playlist perfeita.

Já falamos aqui no Blog da Olfati sobre Marketing Olfativo e como as empresas podem se beneficiar do poder das fragrâncias para melhorar a experiência dos seus clientes no ponto de venda.

Mas a escolha correta de melodias também pode criar um ambiente ideal para o consumidor, portanto, é preciso ter atenção para não afastar os clientes da sua loja.

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Um estudo internacional* comprova que empresas que tocam músicas de acordo com a sua identidade são 96% mais propensas a serem lembradas do que as que não usam.

Vamos listar aqui algumas dicas para levar em conta na hora de montar a playlist do seu negócio. Confira!

Conheça seu público

Imagine que sua loja venda roupas ou outros produtos para mulheres de meia idade e a playlist esteja recheada de Heavy Metal… Claro que as mulheres podem escutar o que quiserem, mas, neste caso, a maioria dos seus clientes não vai se sentir à vontade como se sentiriam com uma seleção de músicas mais leves.

Por essas e por outras é preciso identificar o perfil dos clientes. Para isso, realize uma pesquisa de mercado e faça um levantamento para determinar o comportamento dos consumidores, seus desejos, expectativas e hábitos de consumo.

Pessoas mais velhas podem ir à loja com maior frequência pela manhã, por exemplo, enquanto grupos de jovens podem passar pelo seu estabelecimento mais a noite, antes ou depois da faculdade.

Para o primeiro grupo, o ideal é trabalhar com músicas que trazem calma e tranquilidade, proporcionando uma jornada prazerosa na escolha de produtos. Já para o segundo grupo, o interessante é explorar músicas do momento, já que com seus tablets e celulares conectados 24 horas os jovens sabem tudo que está na moda.

Peça ajuda aos colaboradores

Além dos seus clientes, os colaboradores estarão diariamente sob influência da playlist escolhida e isso pode instigar o humor da equipe. Consequentemente, as vendas também podem ser influenciadas (positiva ou negativamente).

Sendo assim, interagir com os funcionários e pedir que eles sugiram músicas é muito importante para que o ambiente permaneça harmônico, o atendimento seja de qualidade e a loja se destaque no mercado.

Só fique atento para que essas músicas não fujam ao perfil do estabelecimento.

Perceba o fluxo de movimento

O ritmo das compras na loja é influenciado pela música que estiver tocando de fundo. Se ela for calma e em volume mais baixo, os clientes tendem a permanecer mais tempo passeando pelos corredores.

Em contrapartida, se a canção for mais agitada, as compras tendem a ser mais rápidas.

Saber em quais horários há mais pessoas na loja e quando os clientes ficam mais agitados vai contribuir para elaborar estratégias mais assertivas.

Alinhe playlist e posicionamento da marca

Nada de músicas aleatórias e que não condizem com os propósitos da marca. A sonoridade deve estar em harmonia com outras ações de marketing.

O importante é que todos os elementos trabalhem em conjunto: marketing sensorial, identidade visual, decoração ambiente, disposição das peças na vitrine, entre outros aspectos.

Contrate uma empresa especializada

Como foi possível observar, selecionar músicas demanda atenção a vários pontos importantes para que os resultados sejam positivos.

Considere, então, contratar uma empresa especializada em playlist de lojas. Elas contam com know-how para tal ação e podem realizar uma série de estudos profundos e mapeamento do público alvo a ser trabalhado.

A sua empresa pode contar, por exemplo, com uma rádio na loja. Uma estação personalizada permitirá divulgar promoções e criar atrações que interajam com o público, o que pode ser útil para aumentar as vendas.

Já consegue imaginar a sua loja com uma música agradável de fundo? Então comece a estudar a implementação de uma playlist no seu negócio agora mesmo juntamente com o Marketing Olfativo.

Para criar um aroma exclusivo para o seu negócio entre em contato com a nossa equipe.

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*Adrian C. North, Dr. David J Hargreaves, independent survey at Leicester University

*Aplicativo de identificação de músicas, filmes, publicidade e programas de televisão.

Fonte: AB Casa (editado) 

Author: OLFATI Marketing Olfativo

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