Lavanda: o cheiro do conforto

Esses fatos de lavanda farão você apreciar ainda mais esta planta linda e útil!

Lavanda: o cheiro do conforto

Postado por: OLFATI Marketing Olfativo
Categoria: Notas Olfativas

Com sua fragrância marcante e refrescante e flores de cores vibrantes, lavanda está entre as plantas mais espetaculares que conhecemos. É também uma das plantas mais versáteis, pois você pode cultivá-la com propósitos medicinais, estéticos e culinários. Seu cheiro, por exemplo, tem um efeito calmante nos humanos. 

Por isso, a lavanda é usada em diversos tipos de itens para aliviar o estresse, como banhos de espuma, velas e almofadas aromatizadas. Mesmo que você já use regularmente produtos como esses ou tenha cultivado a planta em seu jardim antes, pode ainda se surpreender com o quão incrível essa planta é! Esses fatos de lavanda farão você apreciar ainda mais esta planta linda e útil!

Lavanda no Brasil é o cheiro do recém-banhado, do limpo, do puro. Um lado dessa régua vai para uma fofura infantil e feminina nos perfumes nacionais — lavandas adocicadas, polvorosas, ricas em baunilha e fava tonka; o outro é das lavandas mentoladas, que lembram pinho.

O nome “lavanda” vem do latim “lavare”, que significa “lavar”. Seu significado original ainda reflete a realidade da maneira que usamos a lavanda hoje.

Por causa de seu aroma fresco, a planta é um ingrediente extremamente popular em produtos que usamos para nos lavar, incluindo shampoo, limpadores faciais e sabonetes, além de produtos de limpeza para as casas.

A associação vem desde os romanos, que usavam a planta para perfumar seus banhos, limpando o corpo e o espírito, e também as roupas.

É também um dos óleos essenciais mais populares. Além disso, existem muitos usos medicinais. A lavanda pode aliviar queimaduras leves, induzir o sono, reduzir a ansiedade e o estresse e tratar dores musculares e nas articulações. Como muitas outras plantas, você pode aproveitar o sabor e fragrância frescos da lavanda em todos os tipos de receitas, incluindo bolos, biscoitos, limonada, drinks, etc.

A  Lavanda é uma erva

Isso mesmo! Muitos não sabem disso, mas a lavanda não é só uma linda e perfumada flor, mas também uma erva poderosa.

É uma planta exótica e antiga

Plantas exóticas são aquelas que não são originárias do nosso país. Esse é o caso da lavanda, pois, ainda que seja uma planta muito popular no Brasil, ela tem origens antigas e distantes. É originária da região do Mediterrâneo, nordeste da África e sudoeste da Ásia, onde é cultivada há mais de 2.500 anos.

No Brasil, há plantações em Cunha, São Paulo. A francesa vem do sul do país. Na Europa, a lavanda é muito usada como perfume masculino e todos os seus aparatos: de pós barba a colônia. No Brasil, a lavanda mudou da prateleira masculina para a feminina.

É um repelente natural

Quer proteger o jardim de insetos que prejudicam as plantas? A lavanda é certamente uma aliada incrível para isso! É claro que ela não vai afastar todos os bichinhos, então fique tranquilo, as borboletas e abelhas ainda vão estar presentes.

É altamente simbólica 

A lavanda é comumente associada à pureza, comprometimento, serenidade e calma. Esses temas estão relacionados às formas como a lavanda é usada. Calma e serenidade apontam para os usos da lavanda para ajudar no sono e aliviar a ansiedade.

A pureza é mostrada através do uso da lavanda ao longo da história para a limpeza e suas associações com o frescor e purificação. A lavanda também é usada para simbolizar o comprometimento. Por isso é uma escolha popular para arranjos de flores e buquês de casamento.

É  uma das flores mais perfumadas do mundo

Sim, ela faz parte do seleto grupo de flores mais perfumadas que existem. E não poderia ser diferente! Afinal quem já teve a oportunidade de sentir o seu perfume, certamente não será capaz de esquecê-lo.

É fácil de ser cultivada

Se você ama essa planta mas não tem muito tempo disponível para cuidar, saiba que ela é uma planta de fácil cultivo. A maior exigência é quando ela ainda não se desenvolveu totalmente, sendo interessante regar a cada dois dias, caso o solo seja seco. Em solos úmidos, no entanto, regar uma vez por semana (caso não tenha chovido) é o suficiente.

Faz parte de uma grande família de plantas poderosas 

Lamiaceae é o nome da família botânica que inclui a lavanda e outras plantas poderosas, como o hortelã, manjericão, tomilho, sálvia, entre outras.

Ficou curioso para conhecer alguma fragrância para ambientes que possui a Lavanda? Acesse o site e conheça a Loja Olfati.

Mas se você deseja criar um aroma exclusivo para o seu negócio, entre em contato com a nossa equipe e conheça nossa consultoria em Branding Olfativo. 

Siga nosso Instagram e fique por dentro das novidades!

Autor: OLFATI Marketing Olfativo

Deixe um comentário