A via olfativa e os canais neurais que comandam nossas emoções estão conectados. O chocolate e seu aroma são um dos estímulos mais poderosos em nosso mundo emocional. O olfato é o único dos cinco sentidos que tem conexão direta com as áreas do cérebro responsáveis por gerenciar as emoções humanas. A relação com as nossas memórias é inevitável, já que elas dependem das emoções que sentimos.
Um estudo de 2008 publicado no Journal of Consumer Research descobriu que o cheiro de biscoitos de chocolate em lojas de roupas femininas deixava as mulheres mais propensas a fazer uma compra impulsiva do que as mulheres que não foram expostos ao aroma.
Boutiques de luxo há muitos anos aromatizam seus espaços com velas com o aroma de chocolate. Graças a isso, cria-se uma atmosfera tão sedutora, sutil e embriagante que os clientes passam mais tempo na loja e as vendas aumentam de forma considerável.
Outro estudo publicado pela Hasselt University, na Bélgica, sugere que ter o cheiro de chocolate no ar nas livrarias incentivava os clientes a passarem mais tempo procurando livros, tornando-os mais propensos a fazer uma compra.
Os pesquisadores passaram 10 dias em uma livraria perto da universidade e colocaram um aroma de chocolate na loja por metade do horário comercial. Os pesquisadores, então, analisaram o comportamento dos clientes, descobrindo que eles tinham, em média, o dobro de probabilidade de ler mais de um livro quando o cheiro de chocolate estava presente.
Além de fazer as pessoas demorarem mais tempo na livraria, o cheiro de chocolate, na verdade, aumentou as vendas gerais de livros em 40%, especialmente para certos gêneros, como romance e livros relacionados a comida. Ademais, o estudo descobriu que as mulheres eram aparentemente mais afetadas pelo cheiro de chocolate do que os homens.
A identidade olfativa é uma estratégia incrível e uma ótima opção para encantar e fidelizar clientes. Para criar um aroma exclusivo para o seu negócio entre em contato com a nossa equipe.
Siga nosso Instagram e fique por dentro das novidades!