O Marketing Olfativo tem raízes desde a Antiguidade, em cerimônias religiosas e hábitos cotidiano das sociedades.
Uma coisa é fato: quem estuda sobre o tema, acaba lendo sobre o seu uso nos cassinos de Las Vegas. É um fato histórico na linha do tempo do Marketing Olfativo.
O Hotel e Cassino Mirage foi o primeiro mega-resort construído na cidade, em 1989. Pouco tempo depois, em 1991, o Mirage foi além: instalou perfumadores de ambientes em seus sistemas de ventilação. O resultado disso?
O objetivo de mascarar o cheiro do ambiente (cigarros, álcool, suor e outros cheiros desagradáveis absorvidos nas paredes e tapetes) não só foi atingido, mas amplificado.
Perfumar o ambiente fez com que apostadores ficassem mais tempo dentro dos cassinos de Las Vegas, aumentando seus lucros. O objetivo era criar uma experiência sensorial única para os visitantes.
Já naquela época, em 1992, o pesquisador Dr. Alan Hirsch descobriu um aumento nas apostas em 45,1% entre os jogadores do Las Vegas Hilton, que jogavam mais moedas nas máquinas caça-níqueis na área perfumada.
Nem sempre é sobre estratégias comerciais. O Marketing Olfativo pode ser aplicado para otimizar a experiência do usuário em termos de conforto, inclusive nas paredes lucrativas de Las Vegas.
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