O que faz com que um perfume se destaque – e destaque quem o usa – em meio à uma multidão de pessoas e fragrâncias comuns? Por que uma fragrância é capaz de prender nossa atenção ao entramos em algum ambiente? Por que somos capazes de memorizar cheiros por toda a vida? O que são, onde vivem, do que se alimentam essas fórmulas capazes de transformar um momento qualquer num sopro de sensações únicas, com uma qualidade de experiência que vai muito além da média? Vamos investigar o que torna um perfume especial e como encontrar o que é especial para cada um.
A definição do que é especial pode variar de pessoa para pessoa. Mas, assim como obras de arte, é possível identificar e admirar uma fragrância quando ela é extraordinariamente bem-feita, como bem destacou Tania Sanchez, em “Perfumes, the A – Z Guide” (sem edição em português), livro-referência na perfumaria mundial.
“O que torna um perfume especial do ponto de vista técnico é a sua construção: a fragrância precisa estar bem equilibrada entre notas de topo (as de saída), corpo e fundo, para manter uma boa performance, explosão, rastro e durabilidade”, define Philippe Paparella, perfumista sênior da Symrise, em entrevista à Elle, desde Paris.
Acrescente à essa fórmula ingredientes de alta qualidade, sejam naturais ou sintéticos (ao contrário do que muita gente pensa, há vários ingredientes sintéticos muito mais seguros, sustentáveis e caros do que os naturais), e a primeira parte de um perfume especial está feita. “Do ponto de vista artístico, a fragrância precisa se destacar por si mesma, mas a verdade é que nem sempre há alguma explicação que justifique essa definição. É interessante que, idealmente o perfume especial traz algo novo para o mercado”, avalia Paparella.
Sem preconceito, com informação e o nariz aguçado, como então escolher o melhor perfume, um perfume especial para si ou para a sua casa? Não é uma fórmula matemática, mas os autores Tania Sanchez e Luca Turin dão algumas dicas que vale resumir aqui:
Perfume tem que testar, sentir antes de escolher – não dá para decidir só pelas críticas ou descrições, por exemplo. E até mesmo um perfume de ambientes pode te enjoar facilmente após algumas horas. Os vendedores geralmente vão querer mostrar os lançamentos. Pergunte a eles qual consideram o melhor perfume ou, então, qual é o perfume mais diferente de todos, na avaliação deles. Afinal, você não procura o que todo mundo usa, mas algo que seja especial. Mas se você é uma pessoa tradicional e gosta de fragrâncias clássicas, está tudo bem, gosto não se discute e o importante é que você se sinta bem, não é verdade?. Não busque fragrâncias “diferentonas” se você não se identifica, ok?
A não ser que você seja um profissional da área, experimentar muitos perfumes num mesmo dia pode confundir a cabeça. Tente testar entre cinco, no máximo 10 fragrâncias usando uma fita olfativa para sentir os cheiros sem interferência da sua pele. Depois de sentir bem o perfume no papel, eleja um ou dois (no máximo) para colocar na pele, e anote o nome de cada um e onde espirrou (acontece de, depois de 10 perfumes, você colocar dois que mais gostou e esquecer os nomes). Saia da loja. Vá passear, almoçar e veja se ele te entedia, incomoda, se o cheiro desaparece ou se permanece maravilhoso. A maioria dos perfumes, com raras exceções, tende a mudar drasticamente depois de 20 minutos, então, atenção! Se a fragrância se trata de um perfume para ambiente, peça uma amostra e use por pelo menos três dias.
Se AMOU um perfume, compre. Amor é amor, não tem o que pensar. Fora que o perfume depois sai de linha, ou muda a fórmula, e você vai ficar sonhando com ele.
Fonte: Carolina Vasone/ELLE (editado)
Já pensou em ter uma identidade olfativa exclusiva para o seu negócio?
Entre em contato com um de nossos consultores e saiba como podemos te ajudar! Ou acesse o site www.lojaolfati.com.br e confira os nossos produtos.
Siga nosso Instagram e fique por dentro das novidades!