Sândalo: aroma indiano místico e cativante

O ingrediente faz parte da família olfativa “Amadeirados” e pode ser descrita como macia, densa e envolvente.

Sândalo: aroma indiano místico e cativante

Posted by: OLFATI Marketing Olfativo
Category: Cheiro, Notas Olfativas

Nesse artigo, vamos falar sobre um ingrediente único que vem do outro lado do mundo: o sândalo.

O sândalo é uma madeira cremosa e envolvente, utilizado na perfumaria de marcas de luxo, como a Chanel e a Guerlain, por exemplo, para denotar elegância e tenacidade. É surpreendente pensar que tamanha preciosidade quase foi extinta e, por isso, hoje é protegida por políticas de reflorestamento rigorosas.

Um convite para conhecer mais sobre o Sândalo

Uma das características mais fascinantes da perfumaria é que um único ingrediente pode ter inúmeras propriedades e nuances olfativas.

Tudo na natureza se integra. Para algumas pessoas, os cheiros podem representar benefícios altamente terapêuticos, não só estéticos.

O sândalo é, originalmente, uma planta medicinal, usada há milênios em rituais de limpeza e consagração religiosa.

O Sândalo tem uma das árvores mais caras do mundo já que leva aproximadamente 8 anos para poder extrair o seu óleo essencial que é obtido através da destilação a vapor.

destilação por arraste a vapor é um método de separação de misturas que usa o vapor d’ água para reduzir as substâncias até a essência mais pura presente em uma planta.

A parte da planta utilizada no processo de destilação é o tronco das árvores, geralmente das espécies Santalum album (sândalo indiano), Santalum spicatum ou Fusanus spicatus (sândalo australiano)

Em Perfumaria, o que se chama de madeira e vem da natureza, como o cedro, vetiver e o patchuli, dão a sensação de frio, amargo e seco, que pega na garganta. O sândalo, também uma madeira, vai por outro caminho.

De um lado, tem um ponto de calor, quase aquele dia de mormaço, quando a temperatura estimula a pele. O que era seco e amargo ganha textura untuosa, cremosa e um pouco doce, que lembra leite morno — com todas as associações de conforto que ela dá: um mingau quentinho no inverno, de comer de colher, comida de alma para consertar qualquer coração.

Perfumes com sândalo são envolventes, dão a sensação de proteger quem usa do mundo.

Onde o sândalo é encontrado

O sândalo é a árvore mística da Índia, que acompanha os indianos na vida e na morte. Usada em portas entalhadas na entrada de templos, onde perfuma o ar naturalmente. Queimada como incenso, usada como talco em cerimônias religiosas e de casamento, em sabonetes. E, num costume já antigo, na cremação de corpos, numa cerimônia que terminava com as cinzas jogadas no rio Ganges.

Apesar de ser cultivada na Índia há quatro mil anos, o óleo essencial de sândalo só foi usado na perfumaria ocidental no século XX. Esta espécie é o Santalum album ou sândalo Misore, em referência ao estado indiano onde é encontrada.

A árvore é de crescimento lento: pelo menos 8 anos para que se possa extrair o óleo essencial da madeira e raízes. Essa dificuldade na reposição mais o consumo importante na própria Índia fez a árvore cada vez mais rara, ao ponto do governo indiano controlar severamente seu uso.

Esta é uma das poucas fronteiras em que a perfumaria esbarra com problemas de sustentabilidade — uma outra, já contornada, é o uso de matérias primas de origem animal. Hoje em dia o óleo essencial de sândalo Misore é reservado para as versões mais luxuosas dos perfumes ocidentais, como os extratos e parfums. Para o restante existem matérias primas sintéticas e existe o cultivo de outras espécies da árvore na Austrália.

Capa de álbum entalhado em sândalo, final do séc. XIV
Foto: Capa de álbum entalhado em sândalo, final do séc. XIV.

Propriedades do Sândalo

O sândalo é cheio de propriedades importantes para o bem-estar. Isso acontece, principalmente, porque ele tem uma alta concentração de alfa e beta santalol[5].

Esses são dois compostos naturais que são responsáveis por garantir o cheiro único e terapêutico do sândalo.[9]

Ao longo do texto, você deve ter se perguntado: porque o melhor sândalo é o da Índia? Eu prometi uma resposta e aqui vai:

O sândalo indiano contém mais de 70% destes dois compostos naturais, por isso ele é o preferido no momento de criar fragrâncias marcantes[9].

Olha só que interessante essa menção do sândalo num estudo aprofundado da Universidade de Thames Valley no Reino Unido:

“O óleo essencial de sândalo foi escolhido, pois havia evidências que sugeriam que este era um óleo relaxante, aliviando a tensão nervosa e a ansiedade. […] O odor, embora não seja inicialmente forte, desenvolve-se quando aplicado na pele e é surpreendentemente persistente.”[8]

Provavelmente é por isso que milhares de narizes encontram algo reconfortante nesse aroma, tão elegante e acolhedor.

Cative clientes com o Sândalo

O cheiro do sândalo pode ser usado como oportunidade comercial e segura em estabelecimentos que desejam aplicar o Marketing Olfativo.

Existe a grande oportunidade de trabalhar com esse ingrediente para ser um starter de vendas em qualquer estabelecimento.

Acredite, você quer que o ambiente de vendas seja o mais relaxante e confortável possível para as pessoas. Sua estratégia de marketing deve garantir a calmaria delas, o aconchego.

É isso o que faz com que a técnica de aromatização de ambientes seja usada já há tanto tempo pelas grandes marcas, e que se dissemina amplamente para as pequenas.

Então, para cativar e trazer conforto para seus clientes, nós recomendamos o sândalo, sem dúvidas. Use para uma experiência única com seu cliente, para que ele não se esqueça da sensação incrível que é passear e conhecer o seu estabelecimento.

Mas como aplicar o sândalo nesse contexto?

Depois de conhecer sobre a riqueza desse aroma, vamos mostrar as maneiras estratégicas e benefícios reais ao usar o sândalo.

Como você já descobriu aqui, o sândalo se mistura muito bem com outras matérias-primas. Ele é capaz de ressaltar um cheiro único, que talvez seja o que você está buscando para sua marca.

O ingrediente faz parte da família olfativa “Amadeirados” e pode ser descrita como macia, densa e envolvente.

Com o aroma amadeirado do sândalo, é possível criar perfumes únicos e extremamente memoráveis. É exatamente essa a função das casas de fragrâncias, que possuem o processo criativo seguro para produção de fragrâncias únicas, que contam com o perfumista, nariz criador, com o avaliador olfativo, controle de qualidade, entre outros colaboradores.

Para criar a assinatura da sua marca, sua identidade olfativa corporativa, um projeto feito com um time de qualidade fará toda a diferença.

Fontes: 1nariz/Paralela Escola Olfativa [editado] 

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Author: OLFATI Marketing Olfativo

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