Você sabe o que é Marketing Olfativo? Conheça mais sobre o poder dos cheiros!

O que é Marketing Olfativo? Conheça mais sobre o poder dos cheiros!

Postado por: Brunna Soledade
Categoria: Marketing Olfativo

Você já entrou em uma loja, shopping, consultório ou banheiro e sentiu um aroma suave e super agradável no ar? Esse cheirinho maravilhoso é graças ao Marketing Olfativo e a aromatização de ambientes.

Mas o que é esse tal de Marketing Olfativo?

O marketing olfativo é uma estratégia de marketing que utiliza o olfato para criar uma conexão emocional entre os consumidores e uma marca, produto ou ambiente. Isso é feito através do uso de fragrâncias específicas que são associadas à identidade da marca e que visam causar uma influência positiva no cliente.

Essa estratégia pode ser aplicada em diversos locais, como lojas, hospitais, hotéis, restaurantes, pet shops, eventos e até mesmo em produtos. A ideia é que a fragrância escolhida seja capaz de criar uma memória sensorial positiva na mente do consumidor, reforçando a percepção da marca e favorecendo suas decisões de compra.

O marketing olfativo tem sido cada vez mais utilizado como forma de diferenciar marcas no mercado e criar experiências sensoriais marcantes para os consumidores. Com certeza você guarda o cheiro de algum lugar onde foi muito bem atendido ou de algum produto que você gosta muito. Ou até mesmo de uma comida que você gosta muito, o perfume da pessoa amada.

A importância do olfato

O cheiro de mar, aquele prazer do café coado pela manhã que domina a casa, o delicioso odor que sai do forno avisando que tem bolo na casa da vó. Comecei a pensar nisso em 2007, sobre como nos aprofundamos tão pouco sobre um sentido que é capaz de nos transportar para tão boas memórias e sensações, conta o cientista Harold McGee, pesquisador do olfato.

Para McGee, é até surpreendente que nossa sociedade moderna (principalmente a ocidental) tenha negligenciado tanto a importância do olfato. “Quando respiramos algo que temos que fazer muitas vezes por minuto estamos absorvendo as moléculas do mundo ao nosso redor. Poucos sentidos são mais íntimos que esse”, afirma.

Um estudo da Universidade de Utrecht, na Holanda, concluiu que o olfato é o sentido que mais desperta memórias emocionais. A proximidade entre o centro de processamento de cheiros e regiões que controlam emoções e memórias no cérebro seria a principal razão para essa relação.

Os cheiros têm a capacidade de nos remeter a diversas sensações marcantes e experiências passadas, sejam boas ou ruins. Isso só é possível graças à memória olfativa, função emocional do olfato, que faz com que as pessoas associem certos aromas à infância, lugares ou entes queridos.

A otorrinolaringologista do Hospital Paulista Dra. Leila Ortiz Tamiso explica que o ser humano tem uma capacidade de associar cheiros e gerar memórias no cérebro, em uma área chamada sistema límbico, de onde provém nossas emoções.

“Os cheiros têm o poder de interferir no comportamento humano e no seu emocional, por isso, o olfato é um dos principais dos cinco sentidos e desempenha um importante papel na vida humana”, destaca.

De acordo com a especialista, o cérebro é como se fosse uma máquina, capaz de armazenar inúmeras lembranças, enquanto o nariz abriga seis milhões de receptores de odor.

E o aroma funciona como um estímulo externo, desencadeando uma reação neurológica no hipocampo – estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro humano, considerada a principal sede da memória –, e associando tal cheiro a fatos importantes da nossa vida.

“Dessa forma, o cheiro tem o potencial de retomar as emoções com maior força do que qualquer outro sentido, devido ao grande número de conexões entre a região olfativa e o cérebro”, ressalta.

Empresas que apostam no marketing olfativo

Melissa 

Sentiu aquele cheirinho de chiclete no ar? Sim, estamos falando da Melissa e seu inconfundível design em plástico! Lançada em 1979, o primeiro modelo, a Melissa Aranha, foi criado pelo empresário Pedro Grendene Bartelle, inspirado nas sandálias de tiras usadas pelos pescadores da Riviera Francesa.

Com mais de quatro décadas de história, o cheiro se transformou em uma assinatura inconfundível da Melissa — e não está presente somente nos calçados, mas também em perfumes, velas aromáticas, incensos, home spray, álcool em gel, produtos de beleza e cosméticos.

“(…) O aroma de tutti-frutti é a manifestação da nossa essência como marca, permanecendo nas lembranças sentimental e olfativa das consumidoras. É uma marca registrada da Melissa, um dos componentes que a tornam uma love brand tão lembrada”, diz Fernando Serrudo, gerente de marketing da marca.

MMartan 

Varejo especializado em produtos para cama, mesa e banho, se consagrou com seu perfume único de Bamboo, pensado para proporcionar um ambiente ao mesmo tempo acolhedor e sofisticado, criando sintonia direta com o propósito da marca.

Essa fragrância fez tanto sucesso com os consumidores que hoje a marca comercializa produtos como sabonete líquido, home spray e difusores com o mesmo perfil olfativo.

Imagem: Divulgação

Le Lis Blanc 

O aroma de Alecrim característico das lojas Le Lis Blanc desperta sofisticação e modernismo. Foi pensando em cativar os clientes também em seus lares, que a marca criou uma linha de sabonetes, velas e difusores com a mesma fragrância da loja, expandindo a experiência sensorial do cliente.

Imagem: Blog Flamboyant

Dunkin’ Donuts

O caso da Dunkin’ Donuts é um dos mais conhecidos do Marketing Sensorial. Em Seoul, capital da Coreia do Sul, a empresa instalou um dispensador de aroma com o cheiro do seu café em vários ônibus da cidade. A fragrância era liberada toda vez que um anúncio da marca tocava na rádio interna dos ônibus, o que aumenta a conexão sensorial com o público. O resultado dessa ação foi um aumento de 29% nas vendas de café da Dunkin’.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Nutty Bavarian 

Quem nunca passou pelo quiosque da Nutty Bavarian sem ficar preso no delicioso aroma que emana dali? O que muitas pessoas não sabem é que apenas as nozes não são capazes de liberar o cheiro na intensidade que percebemos quando passamos pela loja. É com a ajuda das máquinas que a marca faz o escalonamento da intensidade da fragrância, sendo possível atrair muito mais a atenção do público ao produto.

Imagem: Blog Nutty Bavarian

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Autor: Brunna Soledade

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